Histórico


O Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP) existe desde 2007. Sua missão é preservar e comunicar a cultura amapaense por meio de sons, imagem e audiovisuais referentes ao Amapá. Trabalho realizado com foco na educação patrimonial, eventos de promoção cultural e ações de formação do público.

Sua atual gestão tem buscado realizar ações  que democratizem o acesso ao MIS-AP para que este alcance os objetivos de um Museu Comunitário, útil aos cidadãos locais e visitantes.


O uso da ferramenta digital e da rede mundial de computadores disponibiliza ao acervo uma múltipla possibilidade com o intuito de tornar o espaço virtual mais que um prolongamento de seu espaço físico. A ideia é  fazer com que o "visitante virtual" possa ter acesso, em alguma medida, ao acervo e demais informações referentes ao museu. Nesse sentido, encontrado no blog do Museu várias informações úteis às demandas.

Essas ações afirmativas passam, inevitavelmente, por um tratamento do acervo como: catalogação, digitalização e facilitação do acesso às fotografias, slides, vídeos, filmes e áudios que compõem a reserva técnica do MIS-AP.

Imagens e sons possuem a propriedade de carregar consigo muitas memórias. A preservação e difusão delas representa a possibilidade de legar às gerações futuras a chance de conhecer os modos de viver, fazer e pensar de seus antepassados. Cuidar dessas memórias é uma das finalidades de um Museu da Imagem e do Som.

Partindo da interação com essas lembranças, memórias, temos a oportunidade também de entender melhor com o próprio presente, fortalecendo nossos laços e vínculos identitários e, ao mesmo tempo, adquirir maiores referências para agir ativamente no processo dinâmico da história e da cultura.


As ações do MIS-AP buscam cuidar da memória visam estimular a sociedade a conhecer-se melhor e a registrar suas práticas cotidianas como uma forma de valorização de seus saberes.A atual estrutura do Museu e estratégia de ação buscam por meio do apoio e incentivo a gerações de produtores culturais fortalecer a cadeia produtiva e formar bases para um trabalho qualificado.

Nesse sentido o projeto de Modernização do MIS-AP contempla a reforma e adaptação do Cine-Territorial, localizado junto ao Colégio Barão do Rio Branco, para abrigar a nova sede deste aparelho cultural que retoma parte das tradições populares como o Marabaixo e o Batuque; técnica e saberes como a Carpintaria Naval e os modos e ritos dos povos indígenas no Amapá; a formação da fronteira com a Guiana-Francesa; e as músicas que ambientam a região.





Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...