terça-feira, 23 de agosto de 2011

Colóquio Amapaense de Fotografia chega a sua 3ª edição

A fotografia está presente em todas as fases de nosso cotidiano desempenhando uma infinidade funções: precisamos de fotografias para tirar documentos, para registrar eventos importantes de nossas vidas, para provar algo na justiça, para compor páginas de jornais e revistas, para ilustrar peças publicitárias e por aí vão se multiplicando as diversas possibilidades de uso social da imagem fotográfica.


A fotografia é tão importante que ganhou o dia 19 de agosto para ser a data na qual o mundo inteiro comemora a sua existência. Em nosso estado chegamos, nesse ano de 2011, a terceira edição do Colóquio Amapaense de Fotografia que, desde 2009, vem fomentando e estimulando a prática fotográfica localmente. Essa terceira edição acontecerá entre os dias 06 e 10 de setembro e está sendo conduzida por três realizadores: Museu da Imagem e do Som do Amapá (SECULT/MIS-AP), SESC-AP e o Núcleo de Fotografia Contemporânea da UNIFAP (NUFOC).

Miguel Chikaoka (foto: Walda Marques)

A programação desse ano foi ampliada e ganhou um reforço especial com a presença de Miguel Chikaoka, idealizador do projeto Foto Ativa, referência nacional no ensino e na prática fotográfica. Miguel estará em Macapá na abertura do evento que acontecerá dia 06.09, no Teatro das Bacabeiras, às 18h30min, para conduzir a palestra Fototaxia, em busca do elo perdido e, no dia seguinte, a oficina de fotografia intitulada Caixa Mágica I.

Oficina de Fotografia 2010

O evento também prestigiará os fotógrafos pioneiros do estado que serão homenageados na cerimônia de abertura. Durante toda a semana a fotografia continuará em evidência através de espaços como:

- Mostras de filmes;

- Leitura de portfólios;

- Portfólios comentados;

- Mesas redondas;

- Palestras;

- Cursos;

- Exposições;

- Maratona Fotográfica;

A idéia do evento é promover a arte fotográfica no estado e explicitar seu potencial cultural e artístico, aglutinando fotógrafos profissionais, amadores, entusiastas e a sociedade em geral. Vai ser uma semana repleta de momentos para debater, fazer e pensar a fotografia amapaense.


Serviço:

Abaixo, mais detalhes sobre a programação do evento que é toda gratuita, exceto o curso de Introdução a fotografia, para o qual será cobrada taxa de R$ 15,00.

Mais informações é só acessar o blog do MIS-AP:

http://museudaimagemedosom.blogspot.com

Ou pelo e-mail:

museudaimagemedosom@gmail.com



Programação

06.09 (Terça)

13-15h

Credenciamento

[Auditório do MIS]

15-18h

Início do curso de Introdução a fotografia

[Auditório do MIS]

18h30min – 20h

Abertura Oficial:

- Homenagem aos fotógrafos pioneiros do Amapá;

[Teatro das Bacabeiras]

20h – 22h

Palestra:

Fototaxia, em busca do elo perdido

[Teatro das Bacabeiras]

07.09 (quarta)

10 -12h

Leitura de Portfólio

[Auditório do MIS]

14-18 h

Oficina: Caixa Mágica I

[Casa da Cultura – SESC Araxá]

15-18h

Curso de Introdução a fotografia

[Auditório do MIS]

18h30min – 20h

Exibição comentada do filme:

Nascidos em Bordéis

[Auditório do MIS]

20h – 22h

Mesa Redonda:

O uso da fotografia no contexto escolar

[Auditório do MIS]

08.09 (quinta)

10 -12h

Leitura de Portfólio

[Auditório do MIS]

15-18h

Curso de Introdução a fotografia

[Auditório do MIS]

18h30min – 20h

Mostra de Portfólio:

(Elaina Rafaela Souza)

[Auditório do MIS]

20h – 22h

Mesa Redonda:

Panorama da fotografia contemporânea

[Auditório do MIS]

09.09 (sexta)

13-15h

3º Maratona fotográfica do MIS

[Auditório do MIS]

15-18h

Mostra de Portfólio

(Jonata Lacerda)

[Auditório do MIS]

20h – 22h

Abertura da

Exposição Fotográfica “Tempo do Olhar”

(Galeria Antônio Munhoz- SESC/AP)

10.09 (sábado)

13-15h

Seleção das fotos da maratona

[Auditório do MIS]

15-18h

Exposição das fotos da

Maratona Fotográfica

[Praça Veiga Cabral]

18h30min – 20h

Programação Cultural

[Praça Veiga Cabral]

- Curso de Introdução a fotografia:

O curso abordará noções básicas envolvidas no registro fotográfico e será voltado para alunos iniciantes. Serão abertas 20 vagas, o curso terá carga horária de 15h/a com direito a certificado e a taxa de inscrição será de R$ 15,00. O período de inscrições será de 22.08 a 05.09.2011 no Museu da Imagem e do Som no horário de 9 às 12h e de 14 às 18h, segundo piso do teatro das Bacabeiras.

Ministrante: Amilton Matsunaga

- Oficina Caixa Mágica I

A oficina é voltada para crianças, adolescentes, adultos, educadores e artistas. Os participantes aprendem a construir um modelo de câmera obscura utilizando uma folha de papel cartão e um pedaço de papel vegetal. A combinação de técnicas de dobraduras, colagem e desenhos com jogos e brincadeiras sensoriais, buscam valorizar o fazer e instigar a busca pela compreensão do principio científico da formação da imagem. O impacto da visualização da imagem a partir de um objeto construído com as próprias mãos abre janelas para o desenvolvimento de atividades transversais.

Palestrante: Miguel Chikaoka

- Palestra: Fototaxia, em busca do elo perdido.

O intuito deste relato é compartilhar pensamentos e questões que surgiram no decorrer das práticas com processos de re-conhecimento (ensino-aprendizado) dos fundamentos científicos que regem o funcionamento dos aparatos destinados à captação de imagens que se produzem com o deslocamentos das ondas luminosas.

Palestrante: Miguel Chikaoka

- Leitura de portfólio:

Esse espaço da programação é reservado a fotógrafos iniciantes que desejem apresentar seu portfólio fotográfico a uma equipe de fotógrafos mais experientes para que estes possam analisar e comentar as imagens fazendo orientações sobre o material apresentado, buscando aprimorar a técnica, o estilo e mesmo as referências visuais do autor do portfólio.

Comentários de: Cristiana Nogueira, Amilton Matsunaga e Alexandre Brito

- Exibição de Filmes:

A programação do Colóquio exibirá o filme Nascidos em Bordéis que aborda a fotografia como elemento transformador de realidades sociais de suas narrativas. Após a sessão, haverá debate sobre como cada filme desenvolveu o tema.

Comentários: Amilton Matsunaga

- Mostras de Portfólio:

As mostras de portfólio são espaços para que fotógrafos já têm uma linha de trabalho desenvolvida possam mostrar suas imagens ao público e comentar a respeito de suas referências, técnicas de trabalho e equipamentos. Dentro das mostras também haverá espaço para que o público converse com autor das imagens apresentadas.

- Mesa redonda: O uso da fotografia no contexto escolar:

Esta palestra colocará em debate formas de se usar a fotografia dentro do contexto escolar como uma possibilidade de estimular a alfabetização visual e criar um espaço de reflexão sobre a fotografia na rotina de nossos professores e alunos.

Debatedores: Augusto Oliveira, Mônica Dias, Regis Cavaleiro

- Mesa redonda: Panorama da Fotografia Contemporânea

Nesse momento teremos a possibilidade de perceber como a fotografia contemporânea vem ampliando e tencionando a retórica fotográfica através da apresentação de imagens e artistas da fotografia atual.

Debatedoras: Adriana Pantoja , Carla Antunes e Cristiana Nogueira

- 3º Maratona fotográfica do MIS:

A maratona fotográfica busca estimular o interesse pela fotografia entre a comunidade macapaense e, ao mesmo tempo, se constituir em um espaço cultural no qual a fotografia possa interagir com outras manifestações artísticas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Homenagem a Glauber Rocha



De 22 a 28 de agosto, o Projeto Navegando na Vanguarda realizará uma programação em homenagem aos 30 anos de morte do cineasta ícone do Cinema Novo Glauber Rocha. O projeto é fruto da ação em parceria do Teatro das Bacabeiras, Museu da Imagem e do Som, Coletivo Palafita, Univercinema e Fundação Mãe Bia. Consulte abaixo a programação completa e agende-se:


SEGUNDA-FEIRA - 22 DE AGOSTO DE 2011

Hora: 19h

Abertura do projeto NAVEGANDO NA VANGUARDA – O CINEMA DE GLAUBER FALADO DE NOVOFala do idealizador da iniciativa cultural e gerente do Teatro das Bacabeiras - AROLDO PEDROSA

Fala do gerente do MIS (Museu da Imagem e do Som) e coordenador do FIM (Festival Imagem Movimento) - ALEXANDRE BRITO

Fala da atriz e produtora cultural convidada PRISCILA CAMARGO sobre o inesquecível cineasta brasileiro GLAUBER ROCHA

Hora: 20h
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
“GLAUBER, O FILME - LABIRINTO DO BRASIL” (2003)

Direção: Silvio Tendler
Local: Teatro das Bacabeiras


Hora: 21h30
APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA EQUINÓCIO DAS ÁGUAS

Regência do Maestro Sargento Ribeiro – do Corpo de Bombeiros do Amapá
Músicas: Assim Falava Zarathustra (Richard Strauss)
Bachianna n° 5 (Villa-Lobos)

Hora: 21h45
COQUETEL NO HALL DE ENTRADA DO TEATRO DAS BACABEIRAS

TERÇA-FEIRA - 23 DE AGOSTO DE 2011
Hora: 16h
EXIBIÇÃO DO FILME “A IDADE DA TERRA” (1978)
Direção: Glauber Rocha
Local: Bloco N de Artes Visuais da Unifap

Hora: 18h
DEBATE SOBRE A OBRA CINEMATOGRÁFICA COM OS ESTUDANTES

Hora: 18h30
TROPICÁLIA NA LINHA DO EQUADOR SHOW
Banda Blues UP (blues e jazz)
Banda Jangah Flor (reggae)
Banda Mini Box Lunar (MPB)
Banda Stereovitrola (rock)
Banda Vanguarda Amazônica (MPB)
Local: Escadarias do Teatro das Bacabeiras

QUARTA-FEIRA - 24 DE AGOSTO DE 2011
Hora: 19h
EXIBIÇÃO DO FILME “ROCHA QUE VOA” (2002)
Direção: Eryck Rocha
Comentários:
Alexandre Brito
Gerente do MIS e Coordenador do FIM
Local: Auditório do MIS (2º piso do Teatro das Bacabeiras)

QUINTA-FEIRA - 25 DE AGOSTO DE 2011
Hora: 19h
EXIBIÇÃO DO FILME “BARRAVENTO” (1960)
Direção: Glauber Rocha
Comentários:
FRANCISCO WEYL
Cineasta e Coordenador Geral da Federação Paraense de Cineclubes- PACINE
Local: Teatro das Bacabeiras

SEXTA-FEIRA - 26 DE AGOSTO DE 2011
Hora: 18h
EXIBIÇÃO DO FILME “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL” (1964)
Filme de Glauber concorre a Palma de Ouro no Festival de Cannes e arrebata os prêmios nos Festivais de Cinema do México e Itália
Direção: Glauber Rocha
Local: Teatro das Bacabeiras

Hora: 20h
Palestra:
GLAUBER E NIETZSCHE - POETAS DA SÍNTESE
Palestrante:
FRANCISCO WEYL
Cineasta e Coordenador Geral da Federação Paraense de Cineclubes- PACINELocal: Teatro das Bacabeiras







terça-feira, 16 de agosto de 2011

Clube de Cinema apresenta "A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS"

A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS



Hannah tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef, que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.






Direção: Isabel Coixet
Com: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Cámara, Eddie Marsan.

Clube de Cinema
20.08,
Sábado, às 18h30
2º Piso do Teatro das Bacabeiras
Auditório do MIS ( Museu da Imagem e do Som)
Entrada Franca



Classificação 12 anos

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Próximos eventos do MIS

O Museu da Imagem e do Som do Amapá em breve divulgará a programação de dois importantes eventos que estão previstos para setembro.


Entre os dias 06 e 09, acontecerá o 3º Colóquio Amapanse de Fotografia, uma realização do MIS-AP, SESC-AP e Núcleo de Fotografia Contemporânea da UNIFAP (NUFOC).


E no período de 19 a 25, o MIS realizará a 5ª Primavera de Museus como tema Mulheres, Museus e Memórias. Fiquem ligados aqui no blog que logo, logo divulgaremos as duas programações na íntegra.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Clube de Cinema: ESTÔMAGO

  Sábado tem sessão no Clube de Cinema


 As sessões no Clube de Cinema acontecem quinzenalmente no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), 2º piso do Teatro das Bacabeiras com entrada franca. A Sessão deste sábado, 06/08, é Estômago, um filme de Marcos Jorge.

ESTÔMAGO

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobre um caminho à parte:

ele cozinha. É nas cozinhas de um boteco, de restaurante italiano e de uma prisão - o que ele fez para acabar ali? - que Nonato vive sua intriga história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados.





Serviço:

Filme: Estômago
Local: Clube de Cinema, 2º piso do Teatro das Bacabeiras
Hora: 18h30

Entrada Franca

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Invasor invadindo a tela do Clube de Cinema deste sábado

O INVASOR

Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.


Direção: Beto Brant

Com
Marco Ricca
Alexandre Borges
Paulo Miklos
Mariana Ximenes
Malu Mader

SERVIÇO:
Sessão no Clube de de Cinema
Dia: 09.07.2011
Hora: 18h30
Local: auditório do MIS - 2º piso do Teatro das bacabeiras

ENTRADA FRANCA

Fonte: http://fimdecinema.blogspot.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coordenação do Seminário reúne com Secretário de Cultura



 Galera da coordenação com Zé Miguel (Secretário de Cultura do Amapá), e Fernando Segtowick (Diretor do curta paraense MATINTA)


A noite de quarta-feira, 29, trouxe novo gás para os agentes do cinema amapaense. A data foi marcada pela reunião da coordenação do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual com o Secretário de Cultura do Amapá, Zé Miguel.
A reunião serviu para apresentar ao secretário o projeto do Seminário e explicitar a relevância estratégica do evento para a auto-organização da cadeia produtiva do cinema de DNA amapaense. De acordo com Zé Miguel, “o projeto faz parte de uma reeducação da forma de entender cultura no Amapá, porque demonstra um planejamento que não é pontual mostrando para a sociedade que investir em cultura é viável”.


Alexandre Brito Explicando o Projeto

Fernando Segtowick, escalado para lançar seu curta, Matinta durante o Seminário, também compareceu ao encontro e ratificou, junto ao Secretário, a relevância do evento para o audiovisual amapaense. Na oportunidade, o diretor aproveitou também para conhecer o Teatro das Bacabeiras, lugar onde seu filme será exibido durante a programação do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual.

Amapá debate políticas públicas para o audiovisual

O 1º Seminário Amapaense de Audiovisual é um evento estratégico para o segmento no Amapá. Nele, serão discutidas as propostas do estado para o Fórum de Audiovisual da Amazônia Legal (FAAL), que acontecerá em julho de 2012, durante o Festival Guarnicê, no Maranhão. É muito importante a participação de todos os agentes do audiovisual local nesse debate e na elaboração de propostas que irão servir de base para a formulação de políticas públicas regionalizadas para o segmento.


 Set de "A rosa" último filme amapaense rodado: exemplo de ação colaborativa do audiovisual no estado

Para subsidiar esses debates a organização do evento irá disponibilizar textos base para cada um dos temas gerais que serão debatidos: formação, produção e distribuição. Esse textos trarão um diagnóstico do setor, seus entraves e perspectivas, daí a necessidade de os interessados em participar dos painéis e dos grupos de trabalho lerem esses documentos. Abaixo, um breve panorama de como a programação do seminário está composta:


- 1ª Jornada Amapaense de Cineclubes:
Nesse espaço, se reunirão as coordenações dos cineclubes existentes no estado para socializar suas práticas, histórias e debater propostas coletivas para a atuação das salas de exibição não comerciais do Amapá.

- Curso de Introdução ao Audiovisual:
O curso será ministrado por Cassandra Oliveira, aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. O valor da inscrição é de R$ 30,00. O curso abrirá apenas 15 vagas e terá certificado aos participantes;

- Rodadas de conversas:
Serão reuniões com agentes estratégicos para o audiovisual com objetivo que lhes apresentar as ações do segmento no estado buscando sensibilizá-los e ampliar o apoio a profissionalização da cena amapaense de audiovisual.
a)      Reunião com representantes das salas de cinema;
b)      Reunião com representantes das TV abertas locais;
c)      Reunião com parlamentares das esferas municipal, estadual e federal;

 - Mostras de filmes:
Compondo a programação do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, realizaremos mostras de filmes sendo que, em três delas, as dos dias 28, 29 e 30, estarão presentes os diretores para debater com o público presente após a sessão de seus respectivos.
- “Miguel, Miguel”, minissérie paraense, com presença do diretor Roger Elarrat;
- “Matinta”, curtamentragem paraense, com presença do diretor Fernando Segtowick;
- 5xFavela – agora por nós mesmos, com presença da diretora Manáira Carneiro;

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMA realizará 4º Click Ambiental do Amapá


Finalidade é promover a Educação Ambiental por meio da arte de fotografar, retratando as belezas de nosso Estado
O governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizará durante a "Semana do Meio Ambiente", de 6 a 10 de junho de 2011, o 4º Click Ambiental do Estado do Amapá, com o tema \"A natureza em arte\". 



O evento é organizado pela Coordenadoria de Educação e Informação Ambiental (Ceia), com a finalidade de promover a Educação Ambiental por meio da arte de fotografar, retratando as belezas cênicas do Estado.
O grande objetivo desta semana é promover a sensibilização ambiental através da fotografia; promover a descoberta de novas paisagens por todo o estado do Amapá, bem como realizar uma exposição fotográfica, durante a programação em comemoração da Semana do Meio ambiente do ano em curso, ou seja, implementar na comunidade em geral no Estado, a conscientização ecológica em relação ao seu próprio ambiente e comunidade, através da utilização da linguagem fotográfica.
O concurso é aberto à comunidade local e aos fotógrafos amadores do Amapá, maiores de 18 anos. As fotos deverão expressar situações ambientais do ecossistema natural ou construído no Amapá, representando "A Natureza em Arte", e sendo dividido em dois temas: Paisagem Natural, representando as belezas naturais existentes no Estado do Amapá, retratando sua biodiversidade e as formações naturais e a Paisagem Artificial, representando as paisagens artificiais existentes no Amapá como as barragens, praças, parques, ferrovias, estradas, construções, monumentos etc.
As premiações serão: 1°lugar será uma filmadora digital (4 GB); 2° lugar, uma máquina fotográfica digital 14.1 mega pixel e certificado ;3° lugar, um MP6 e certificado.
A exposição fotográfica acontecerá no dia 10 de junho, no auditório da Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema), no horário de 15h às 19h. Em seguida ocorrerá a entrega da premiação aos vencedores ocorrerá durante a programação no Largo dos Inocentes (atrás da Igreja São José). 



Serviço:
Veja a programação para as inscrições e entrega das obras
Período da inscrição: 31 de maio a 03 de junho de 2011
Horários: manhã (8h30 às 12h) e tarde (15h às 17h30);
Inscrições através do site http://www.sema.ap.gov.br ou na sala do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, sito av. Mendonça Furtado, n° 53 - Centro-Macapá-AP.
Informações pelo número: (96) 3212- 5301. A entrega das fotos deverá ser feita pessoalmente no local acima mencionado.
Núcleo de Jornalismo Institucional
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação


Fonte : http://www.jusbrasil.com.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Palestra no MIS trata da memória museológica


Compondo a programação do MIS-AP para a 9ª Semana nacional de Museus, o professor Ms. Luciano Magnus (UNIFAP) ministrará instigante palestra para discutir as complexidades que se apresentam na atuação de museus no século XXI.

Clique para ampliar

Argumento da palestra do prof. Ms. Luciano Magnus:

Em tempo quando preocupações sobre perdas e permanências a respeito de processos e elementos sócio-culturais parecem se fortalecer, é importante pensar o que vem a ser isso que repercute no contexto do memorialístico e patrimonial.

Pensar é fazer referências, fontes essas que estão no tempo, que influenciam e provocam a memória a pensar não somente até onde essa rememoração alcança, mas igualmente pensar sobre com quais atributos se define o estatuto do que é válido ser guardado no tempo, mas como pensar suas relações com o presente atualizado do que fica e é revivido, mas igualmente suas relações com o futuro. É nesse contexto que se situa a natureza da inquietação do recorte do tema presente.

Se forem validas perguntas pedagógicas e provocadoras: É possível pensar uma memória (enquanto conceito e processo) que guarda em suas dinâmicas discursos pertinentes sobre/ para o futuro? O museu seria o lugar-tempo desses recortes discursivos em concorrência com as narrativas do cotidiano? Uma possibilidade de pensar representações do passado no futuro seria atualizações no presente, coisa que os museus teriam condições de realizar? Diante dessas provocações, vamos refletindo a natureza do que permanece, fica e passa, tendo o espaço museológico esse campo de análise.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atenção amantes da fotografia: 2ª maratona fotográfica do MIS

O MIS-AP tem a honra de divulgar o regulamento de sua 2ª Maratona Fotográfica que é aberta a todos os públicos. Agora, é só sair em busca de imagens que transmitam como você vê Macapá! Bons clicks a tod@s!





9ª Semana Nacional de Museus
2ª Maratona Fotográfica do MIS
Museu da Imagem e do Som do Amapá


- A 2ª Maratona Fotográfica do MIS é um evento de caráter educativo e cultural que busca promover a arte fotográfica, a cultura e as paisagens naturais e urbanas do Estado do Amapá. Ela esta inserida na programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece no Brasil todo através das ações de mais de 1009 museus que realizarão 3080 eventos, o Museu da Imagem e do Som do Amapá está participando desta rede.

- Para participar da maratona fotográfica o interessado deve fazer até 04 (quatro) fotografias com o tema Como vejo Macapá, impressas no tamanho 15x21 cm, preencher a ficha de inscrição disponível no MIS-AP e entregá-las no próprio museu em envelope identificado da seguinte forma: “2ª Maratona Fotográfica do MIS”;

- As inscrições na 2ª Maratona Fotográfica do MIS podem ser efetivadas no Museu da Imagem e do Som, no período de 16 a 21 de maio, no segundo piso do Teatro das Bacabeiras, das 9:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00 horas, gratuitamente;

- As imagens devem também ser entregues em formato digital no ato da inscrição. Essa entrega pode ser feita através da gravação dos arquivos em CD, DVD, ou mesmo em pen drive para que sejam salvas pelos funcionários do MIS-AP nos computadores da instituição;

- A 2ª Maratona Fotográfica do MIS não é um evento competitivo;

- Os autores das imagens inscritas na 2ª Maratona Fotográfica do MIS, autorizam, de imediato, a incorporação das fotografias de  sua autoria ao acervo do MIS-AP, podendo essas serem utilizadas nas atividades e nos materiais de divulgação museu, sem que este tenha que arcar com qualquer valor indenizatório. Ficam garantidos os respectivos créditos;

- As imagens inscritas na 2ª Maratona Fotográfica do MIS serão apresentadas a comunidade dia 21.05.2011, em exposição montada na Praça Veiga Cabral a partir das 14 horas;

- O Museu da Imagem e do Som do Amapá reserva-se o direito de não expor fotografias que, por ventura, avalie que não contemplam o tema da maratona;

- Este regulamento também estará disponível no endereço eletrônico do MIS-AP: http://museudaimagemedosom.blogspot.com;

- É permitida a participação de menor de idade desde que o responsável assine a ficha de inscrição autorizando a participação do menor;


Macapá, 14 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Clube de Cinema completa um ano de atividades

Era maio de 2010. Dia 15 de maio, para sermos certeiros na data. 18:30, para sermos certeiros na hora. Acontecia, então, a primeira exibição realizada pelo Clube de Cinema. Na primeira sessão foram exibidos filmes produzidos por realizadores amazônidas.O objetivo estava claro desde o início: o Clube de Cinema vinha com a proposta de representar um espaço de difusão de trabalhos que, dificilmente, chegam a ser projetados nas salas de cinema do estado.

A seleção dos filmes que compuseram a primeira sessão, realizada na Sala Charles Chaplin do Sesc Araxá, buscou iniciar o projeto Clube de Cinema mostrando que, na Amazônia, se produz audiovisual de qualidade e que, declarações contrárias a esse fato, precisavam ser desconstruídas. Projetou-se então uma seqüência de trabalhos audiovisuais realizados na Região Norte do país:

- O vaso (AP/Macapá);
- Açaí com Jabá (PA/Belém);
- Meu tempo menino (PA/Santarém);
- Gari sim, Lixo não (AP/Macapá);
- A onda, festa na pororoca (PA/Belém);

O público foi pequeno, não mais que dez pessoas. Mas quem compareceu a essa primeira sessão saiu com uma missão: fazer circular a informação de que surgia, a partir daquele dia, mais um espaço para quem estivesse disposto a ver, pensar e produzir audiovisual no Amapá. E cá estamos nós, um ano depois, realizando mostras com um público médio de quarenta pessoas, agora no auditório do Museu da Imagem e do Som. Hoje, a equipe que organiza o Clube de Cinema tem a honra de contar com pessoas que, inicialmente, apenas participavam das sessões, o projeto cresceu e vem cumprindo os objetivos para os quais foi criado.

Alguns dos cartazes desse um ano de vida do Clube de Cinema

Além de unir o produtor independente ao público, o Clube busca estimular o debate em torno das temáticas desenvolvidas nos filmes que são exibidos. Um dos grandes diferenciais entre os cineclubes e as salas de cinema comerciais é exatamente esse: temos a possibilidade de ouvir os pensamentos e as idéias que o filme provocou no outro que, muitas vezes, nem conhecemos. Há, nos cineclubes, essa troca, esse intimismo no qual as experiências fílmicas são compartilhadas e socializadas.

O Clube de Cinema também busca estimular a realização de trabalhos audiovisuais e o surgimento de novos realizadores. Nesse sentido, duas ações, ao longo desse um ano de vida se destacam:

- A realização do filme curta metragem “Última sessão”, roteirizado e dirigido por Jamaile Gurjão, freqüentadora das sessões do Clube;
- Participação no projeto “Cinema na Escola”, realizado na Escola Estadual Sebastiana Elenir que originou 06 vídeos feitos pelos alunos daquela instituição;

Atualmente, além de suas sessões quinzenais, o Clube de Cinema compõe a comissão organizadora do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, outra ação que promete trazer vários benefícios para o segmento no estado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Clube de Cinema apareça na sessão de aniversário. Ela vai ser um pouco diferente das demais: o filme da vez será o metalingüístico Rebobine, por favor, após o debate sobre a obra, Geison Castro conduzirá um repertório de Rock Nacional no meio do qual, com certeza, haverá uma pausa para cantarmos os “parabéns pra você” e apagar as velinhas. Você está convidado a comparecer. As informações estão todas logo abaixo. Agende-se!

Serviço:
O Clube de Cinema é uma parceria entre Sesc-AP, Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP),  Univercinema (UNIFAP) e Festival Imagem-Movimento (FIM).
Filme da vez: Rebobine, por favor
Data: 14/05/2010
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (segundo piso do Teatro das Bacabeiras)
Hora: 18:30

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sessão diferente do Clube de Cinema

Sessão lotada de pessoas e de ideias


Lixo extraordinário. Um belo filme. Sessão lotada com um público muito bem comportado. Quase setenta pessoas no auditório do MIS-AP. Platéia concentrada para ver um filme tocante. Era para ser um registro do processo criativo de um artista plástico em evidência, acabou sendo um filme sobre a humanidade, sobre seu consumismo desmedido, sobre o aviltamento infligido a pessoas com as mais diversas histórias, releituras artísticas que conduziam a releituras de vidas. A evidência de que a arte e a cultura detêm um potencial muito grande de, senão transformar vidas, mas de fazê-las mais palatáveis.

A galera compareceu e debateu sobre vários aspectos possibilitados pelo filme exibido
Em um cineclube, cada sessão é importante, independente da quantidade de público, do filme exibido ou do debate desenvolvido após os créditos. Um dos maiores desafios do trabalho cineclubista é a manutenção de suas atividades e o envolvimento da comunidade em sua dinâmica, ainda assim, a última sessão do Clube de Cinema será lembrada com certa deferência, pelo menos por aqueles que tentaram esconder as lágrimas durante a exibição. Foi uma ótima prévia para a sessão de aniversário do Clube, que acontecerá dia 14 de maio. Vamos soprar velinhas do nosso primeiro aninho!

Ok, o post acabou, pode acender a luz

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