terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Relatório de atividades do Museu da Imagem e do Som – 2010

* Não por demagogia, nem por moralismo, apenas por princípio ético que parece dizer que a transparência na gestão pública é algo necessário, disponibilizo no blog, a todos nossos leitores, um breve relatório das ações desenvolvidas pelo Museu da Imagem e do Som do Amapá nesse findo 2010. Aproveito para agradecer a equipe do Museu e aos colaboradores voluntários que foram muito importantes para que o MIS pudesse realizar todas essas ações. Obrigado.

Alexandre Brito
(Gerente do MIS-AP)   

 Apresentação:

O Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS-AP) existe desde 2007. Sua criação aconteceu quando da mudança de Fundecap para Secult. Sua missão é preservar, mapear e divulgar registros audiovisuais referentes à história e cultura do Amapá através de ações de educação patrimonial, eventos que promovam elementos de nossa cultura e ações de formação de produtores audiovisuais.

Sua atual gestão tem buscado realizar ações mais contundentes que permitam, ao MIS, se tornar um museu mais conhecido e, consequentemente, mais útil aos cidadãos amapaenses.

Essas ações afirmativas passam, inevitavelmente, por um tratamento adequado do acervo como: catalogação, digitalização e facilitação do acesso às fotografias, slides, vídeos, filmes e áudios que compõem a reserva técnica do MIS-AP.

Imagens e sons possuem a propriedade de carregar consigo muitas memórias. A preservação e difusão delas representa a possibilidade de legar às gerações futuras a chance de conhecer os modos de viver, fazer e pensar de seus antepassados. Cuidar dessas memórias é uma das finalidades de um Museu da Imagem e do Som.

Partindo da interação com essas lembranças, memórias ou registros audiovisuais, temos a oportunidade também de entender melhor nosso próprio presente, fortalecendo nossos laços e vínculos identitários e, ao mesmo tempo, adquirir maiores referências para agir ativamente no processo dinâmico da história e da cultura.

As ações do MIS-AP buscam cuidar da memória de nosso estado e estimular a sociedade a conhecer-se melhor e a registrar suas práticas cotidianas como uma forma de valorização de seus saberes. E aqui estamos nós, buscando, diariamente, atingir essas metas. Tarefa essa que sabemos não ser fácil, mas também reconhecemos como extremamente necessária.

- Oficinas do Teia Cultural:

O projeto Teia Cultural destinou ao MIS-AP cinco oficinas circunscritas ao segmento audiovisual. Esse projeto foi resultado de uma emenda parlamentar cujos recursos foram administrados pela Secretaria de Estado da Cultura do Amapá. Cada um dos cursos recebeu vinte inscritos, o que corresponde ao atendimento de 100 produtores independentes do estado. Todos os cursos tinham em seu planejamento o objetivo de trabalhar junto aos cursistas noções básicas e intermediárias da área a que se destinavam. Esses cinco cursos foram:

a) Curso de Direção;

b) Curso de Roteiro;

c) Curso de Iluminação;

d) Curso de Fotografia;

e) Curso de Produção;


- Digitalização do acervo:

O MIS-AP, até o início de 2010, tinha mais de 90% de seu acervo apenas em suportes físicos (não-digitalizados), a partir de março de 2010, no entanto, iniciamos a digitalização das fotografia e recortes de jornais que compõem nosso acervo. Os jornais encontram-se 100% digitalizados e para as fotografias esse número é de 50%. Além da digitalização propriamente dita, iniciamos o processo de up load (disponibilização na internet) dos temas mais pesquisados em nosso acervo por alunos e professores, o que aumenta a acessibilidade a esses conteúdos bem como pontua a presença da memória do estado do Amapá na rede.

- Criação do blog do MIS-AP:

O MIS-AP não tinha, até maio de 2010, presença na internet, para suprir essa deficiência, elaboramos e colocamos no ar atualizado com frequencia o blog do MIS-AP, com o endereço: http://museudaimagemedosom.blogspot.com , atualmente com mais de 2.000 visitações.

- Criação da logomarca do MIS-AP:

Da mesma maneira, o Museu da Imagem e do Som do Amapá também não possuía uma identidade visual, uma logomarca. A partir dessa lacuna, desenvolvemos juntamente com o designer Paulo Rodrigues Filho a logomarca para o MIS-AP:


- Projeto Histórias daqui:

Esse projeto busca gravar, com os artistas e moradores mais antigos do estado, vídeos que possam registrar as memórias dessas pessoas a respeito do cotidiano da cidade e de suas memórias afetivas em relação a cidade e a nossa cultura;


- Clube de Cinema:

O Clube de Cinema do MIS, que acontece em parceria com o SESC-AP, realiza reuniões quinzenais nas quais se projeta filmes para que o público possa refletir sobre cinema e vídeo. Essa ação busca estimular o estudo e a profissionalização dos produtores independentes do estado. Abaixo, algumas imagens das reuniões do Clube de Cinema:

- II Colóquio Amapaense de Fotografia:

Dia 19 de agosto o mundo comemora a invenção oficial da fotografia. No ano de 2010, o MIS-AP realizou o II Colóquio Amapaense de Fotografia, evento que reuniu mais de 200 pessoas e contou com palestras, mesas redondas, maratona fotográfica e mostras de portfólios envolvendo fotógrafos, pesquisadores, jornalistas, universitários e amantes da fotografia em geral.




- Curso de Fotografia Básica:

Em função da grande demanda que identificamos ainda nas oficinas do projeto Teia Cultural quando os alunos demonstraram grande interesse na oferta de cursos na área de fotografia, no mês de julho, ofertamos um curso de fotografia básica com 18h/a e 20 vagas, sendo todas preenchidas.


- DIA – Dia Internacional de Animação:

Há três anos Macapá recebe o DIA – Dia Internacional do Cinema de Animação. No evento desse ano, o MIS-AP foi co-realizador em conjunto com o FIM (Festival Imagem-Movimento) e o Univercinema (UNIFAP). O evento é a maior mostra simultânea da América do Sul, envolvendo mais de 400 cidades no Brasil todo. Em Macapá a mostra recebeu um público estimado em 300 pessoas.


- Parceria com o Projeto Cinema na Escola:

Projeto idealizado pela TV escola da Escola Estadual Sebastiana Elenir convidou o MIS-AP para ser parceiro da iniciativa, dando suporte técnico ao projeto a partir de oficinas de fotografia para vídeo, suporte com equipamentos e edição dos trabalhos finais dos alunos.


- Curso de iniciação musical:

O MIS também recebeu cursos organizados por outras instituições e/ou agentes culturais cuja a temática se alinha a função social do Museu da Imagem e do Som do Amapá. Um desses eventos foi a Oficina de Iniciação Musical promovida pela 2ª Semana de Cultura Espírita do Amapá.


- Curso de formação de atores para cinema e TV:

Outro curso recebido pelo MIS-AP, porém proposto e realizado por outras instituições, foi o curso para formação de atores para cinema e TV utilizando a técnica da bioenergética. O curso foi ministrado pela atriz, psicóloga e professora Janisse Carvalho.


- Parceira com o VII Festival de Imagem-Movimento (FIM):

O Museu da Imagem e do Som do Amapá encerrou seu ciclo de eventos de 2010 com a co-realização da sétima edição do Festival Imagem-Movimento, evento que reúne e traz ao Amapá a produção audiovisual independente do Brasil e do mundo. E edição desse ano foi sediada pelo MIS-AP e contou com mostras, palestras, curso do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante e várias sessões de cinema.


5 comentários:

  1. Felicito o Museu da Imagem e do Som e seus colaboradores pelas conquistas neste ano de 2010, pelo trabalho tão relevante produzido, pelas atividades desenvolvidas de conhecimento e crescimento cultural e social,pela determinação, pelas propostas construidas de forma tão autruíta.
    Obrigada pela oportunidade de participação como espectadora (infelizmente como espectadora somente, hihi), por me permitir entrar em contato com esse novo contexto cultural, apreciar e perceber maior apreço por aquilo que já admirava como a fotografia, o cinema e a produção.

    Parabéns ao MIS e colaboradores.

    ResponderExcluir
  2. O Thally,

    Obrigado pela companhia em 2010, esperamos que você continue perto da gente em 2011 e nos ajude a melhorar nossas ações. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a direção do Museu.
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. que maravilha eim!
    2010 foi lindo pro audiovisual amapaense.
    parabéns pra toda essa rapeize

    ResponderExcluir
  5. Valeu Nec, domingo estaremos no Cine Paraíso!

    ResponderExcluir

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...