Nesta sexta iniciamos a segunda edição
do "Diálogos Cinematográficos"* do Museu da Imagem e do Som (MIS), com
a temática sugestiva: Escultura de tempo para um
Cine-Poesia. A mostra de
três dias traz trabalhos de cineastas que apresentam outras
possibilidades narrativas para o cine que se aproximem da experiência
subjetiva e autoral, abordando questões como o tempo, a poesia e os
sonhos como caminhos estéticos.
A principal
questão a ser discutida nestes dias é se seria possível, pela
construção das temporalidades criadas, ou "esculpidas" em um filme, ir
além do "narrar fatos"? Para além dos sentidos, a autoconciência individual e a busca podem
também ser estimuladas por esta arte?
O evento
iniciou com a conversa sobre o legado artístico do cineasta russo AndeiTarkovsky (1934-1986) que trabalhou o tempo como unificador
dos elementos temáticos em seus filmes e fez um cinema repleto de
metáforas, de abordagem poética, e até espiritual, sem seguir
estruturas já conhecidas.
Nesta sexta será exibido o filme "As quatro voltas" (Itália, 2010) de Michelangelo Frammartino, um belo e poético filme que apresenta uma narrativa fabular, percorrendo os ciclos de transformação da vida. Este é um filme onde um homem se transforma em cabra, que se transforma em árvore, que se transforma em carvão, que volta a aquecer a casa do homem. Um filme cíclico, como a vida, que abre caminhos para discutir a abordagem poética no cinema.
No sábado, último dia da mostra, será exibido o recente filme "Sudoeste" (Brasil, 2011) de Eduardo Nunes, obra que encerrou o último Festival de Gramado e que está ganhando o mundo pelas inovações estéticas que apresenta. Declaradamente influenciada pelo cine de Tarkovsky, esta obra permitirá conversar um pouco mais sobre a atualidade e a necessidade de (re) inventar constantemente as formas, narrativas e estéticas desta arte de imagens, movimentos e tempo, encerrando este primeiro ciclo de diálogos por um cinema de mais poesia, imaginário e tratamento consciente do tempo.
Texto: Cassandra Oliveira
Foto: Maksuel Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário