terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma página na História


O I Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos foi um marco para a cena HQ no Estado. Além da troca de experiências e revistas, ocorreram mostras, palestras, oficinas, filmes, scan e uma exposição de excelente nível artístico. O maior legado do evento foi o amadurecimento dos realizadores na organização de um Coletivo que se reunirá mensalmente na busca por implementar as propostas levantadas na reunião do Grupo de Trabalho. Na composição deste grupo, agentes de instituições como o MIS-AP, Biblioteca Pública, Museu Sacaca, além dos grupos independentes, estão juntos para promover e fortalecer a nona arte amapaense.

Na extrema esquerda Sandro Silveira,  doador do acervo inicial da Gibiteca do MIS-AP

 
Gian Danton, também doou HQ's para compor o acervo da Gibi-teca do MIS

Uma das conquistas já alcançadas como desdobramento desse evento foi a criação da Gibiteca do MIS, iniciada com a doação do desenhista e roteirista Sandro Silveira, que irá dar nome a mesma. A gibiteca que iniciou com 107 exemplares, já recebeu outra doação importante do Roteirista Gian Danton com títulos exclusivamente nacionais, inclusive alguns de sua autoria.

Gian Danton ministrando oficina de "Roteiro para Histórias em Quadrinhos", durante o evento

A Biblioteca Pública do Estado do Amapá e o Museu Sacaca também marcaram presença com equipe técnica expondo acervo e convidando para que seus espaços sejam ocupados cada vez mais pelo fãs da arte das histórias em quadrinhos. Ambos estão com reinauguração prevista para esse mês de fevereiro e, já na semana que vem, iniciam-se as ações da Gibiteca do Sacaca - que se reunirá todos os sábados.





Exposição de trabalhos amapaenses atraiu a atenção do público durante todo o evento

Um dos pontos altos do evento foi a exposição permente de trabalhos dos desenhistas e roteiristas do Amapá. Esse espaço surpreendeu pela quantidade e qualidade do material que foi exposto o que revela uma demanda crescente desse setor. O Amapá possui talentos habilitados a transitarem na cena nacional. Prova disso foram as ofertas para publicação motivadas pela realização do 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos.

Grupo de Trabalho

O debate construído de forma plural dentro do Grupo de Trabalho do evento instituiu metas que levem a um  mapeamento da cena local: produtores, escolas e mercado editorial a partir da ação dos agentes institucionais e independentes. A surpresa do evento foi o lançamento do fanzine "Zé Nova Zelândia" de Artur Andrade Rodrigues no auge dos seus 7 anos.Sem dúvida um realizador promissor das HQs locais.

Eis o infante, Artur Andrade, falando de seu processo criativo

Importante ressaltar também o grande número de pessoas que participou dos três cursos realizados durante a programação: Roteiro para HQs, Desenho Básico e Criação de Personagens. Todos com média de 30 participantes e resultados consistentes segundo o instrutores.


Oficina: Criação de Personagens

Na verdade, o evento como um todo mostrou que o tema HQs mobiliza um público considerável no Amapá. As sessões de filmes, que encerravam os dias de atividades, atraíram um público excelente que, apesar de estar desde as 14h no Teatro das Bacabeiras, ainda tinha fôlego para ver um filme sobre a temática central da programação.

As falas de Ronaldo Rony sobre arte/mercado, liberdade/necessidade, vida/obra e demais divagações sobre a arte do traço e de Gian Danton sobre as nuances do mercado editorial de quadrinhos no Brasil foram um exemplo do nível de reflexão que o Amapá já consegue desenvolver hoje de um cenário que vai do local ao mundial.  

Foi um primeiro passo de gigante num estado que renasce com oportunidades para quem faz cultura em   quadrinhos poder mostrar seu valor e ser (re)conhecido não somente neste Norte, mas, pelo mundo afora. O Governo do Estado do Amapá, a Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Imagem e do Som parabenizam a todos aqueles que ousaram fazer esse evento e que abrem, dessa forma, mais um nicho na cultura do Amapá. 


Banda: Novos e Usados fez um som pra galera no fim do evento

3 comentários:

  1. Dias produtivos!!! Criativos!!!
    Novo ano inicia com novidades... Novos grupos... Novas ideias...

    O caminho continua!!

    ^^

    Bju e xero!!

    ResponderExcluir
  2. No que depender de minha ajuda, fico a disposição para participar do avanço dos trabalhos de HQs no Amapá! E vou doar mais alguns exemplares para a gibitéca do MIS - AP.

    Sandro Silveira.

    ResponderExcluir
  3. Me surpreendi positivamente com o encontro, conheci pessoas e aprendi técnicas, conceitos. Acredito que os quadrinhos deslanchem no Amapá, o potencial existe e agora está se organizando, parabéns galera!!!

    ResponderExcluir

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...