segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Público marca presença no Clube de Cinema


Foi uma boa mostra, com o bônus da exibição do curta "A maior flor do Mundo" também inspirado na obra de Saramago. No filme principal do dia o público se deliciou com as pérolas de sabedoria do casal ibérico José Saramago e Pilar Del Rio, em fatos cotidianos,  triviais e complexos de suas vidas.

Biográfico e ‘desassossegador’ o filme nos remete ao princípio mais fundamental do audiovisual que é a comunicação. Eles (José e Pilar) se fazem entender pelas ações, incansáveis, em busca da beleza que ainda resta a humanidade. Dessa forma ao final da sessão o público extasiado comentou sobre este lado oculto do literário que caminhou a passos largos pela sétima arte.


Assim como em “Janela da Alma” no qual o Nobel presenteia esta classe de falantes (lusófonos) com a oportunidade única de ouvir e ver em língua materna conteúdos universais, em suas palavras,  tão simplesmente articulados.

Outrossim, a segunda protagonista do Filme, Pilar, aparece como a mulher por trás do homem e se revela como a companheira a seu lado, seu Pilar, Amor e Vida. Que continua Saramago em sua Fundação e mesmo antes dela, mesmo depois dele, um romance verdadeiro a ser contado e visto. Belíssimo.




Um comentário:

  1. Amei o filme! Como comentei no diálogo após o filme, achei intenso e verdadeiro.

    Como muitos citaram, Saramago nos ensina que quando muitos pensam que estão na fase final da vida, outros entendem que não há fase para se viver, para aprender e para amar.

    ResponderExcluir

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...