quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cartunista Paulo Emmanuel no II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos




por Mary Paes

O Coletivo AP Quadrinhos traz para o II Encontro Amapaense de História em Quadrinhos, o cartunista Paulo Emmanuel. Ele vem apresentar um pouco do seu trabalho durante a palestra intitulada Quadrinhista brasileiro: uma profissão ou uma aventura?
Leitor assíduo de HQ desde os anos 70, Paulo Emmanuel publicou sua primeira charge em 1985, de lá pra cá, desenvolveu um longo currículo. Ele já trabalhou com o também cartunista, Ronaldo Rony,  editor chefe da revista Mixtureba Comix, com quem mantem uma amizade de longa data. Com talento de sobra para o humor, no início da carreira, produzia charges e cartuns.  Não demorou muito, e já estava participando de salões de humor, publicando na Europa, especificamente na Bélgica, em Knokke Heist e ganhando algumas menções honrosas.

Segundo o próprio, com o tempo a charge e o cartum já não bastavam para extravasar o turbilhão de ideias que tomavam conta da sua mente, ele precisava de mais... então descobriu que a HQ preenchia essa lacuna e investiu no underground, publicando fanzines “Tive a ideia de lançar um zine e o primeiro foi batizado de “Pentelho”. Curiosamente a imprensa não publicava o nome do meu fanzine, considerava impróprio e grafava "a revista “P....” . Paulo é um cara do bem que vê a vida com traços e textos bem humorados. As obras de sua autoria, grifadas por ele mesmo, como as de relevância em sua carreira são:

  • Participação na revista Mil Perigos (1990, SP);
  • Zambrazine (1991, projeto Zambra);
  • HQ Qualé o Pó (1993), uma parceria com o cartunista paulistano, Hércules. Depois deste trabalho, Paulo Emmanuel passou a ser colaborador da MAD;
  • Malagueta (1997);
  • OUTUBRO (1996), ou “Para aquelas que se chamam Flávia” (nome original dado pelo o autor do texto, o cartunista Ronaldo Rony);
  • Hq O Bálsamo (1998), texto de Fernando Canto, ainda inédito.

Paulo Emmanuel nasceu em Manaus/AM, mas cresceu no Pará. Atualmente vive em Belém, onde continua produzindo traços de um humor ímpar e parte do seu trabalho está publicado no blog www.pauloemmanuel.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...